Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Inspirados pelo Dia da Árvore, alunos plantam 40 mudas nativas no Campus Itabaiana
conscientização

Publicado: Quarta, 26 de Setembro de 2018, 15h45

IMG 9555As ações fazem parte da terceira fase da atividade de arborização da nova sede

A chegada da primavera e o Dia da Árvore motivaram alunos e professores do Instituto Federal de Sergipe - Campus Itabaiana para a realização de atividades ambientalmente responsáveis. Eles se reuniram na última segunda-feira, 24, e colocaram em prática a terceira fase da atividade de arborização da nova sede, composta de palestras seguida do plantio de 40 mudas de árvores nativas.

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação da natureza. O Campus Itabaiana deu início ao processo de arborização urbana e a educação ambiental nas escolas no dia 05 de junho durante a Semana do Meio Ambiente. “A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos, mas precisamos de educação ambiental nas escolas para conscientização da população sobre sua preservação”, ressalta Christtianno Rollemberg, professor e representante da ação.

Conscientização

IMG 9542Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas. Como esse problema afeta diretamente a vida de toda a população, o IFS promove ações de conscientização entre seus estudantes. “Recebemos 40 mudas de plantas nativas da nossa região que a partir de hoje farão parte do nosso pequeno bosque e os alunos darão continuidade com manutenções regulares dessas mudas”, explica Sheyla Rodrigues, professora do IFS.

Breno Bento Santos, aluno curso integrado em Agronegócio e participante das atividades, destaca que o Dia da Árvore deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação à natureza. “A ação praticada em memória desse dia nos permite refletir sobre a grande importância que a árvore exerce em nosso planeta, com absorção do gás carbônico e a geração do gás oxigênio na fotossíntese”, frisa Breno.

Parceria

As ações ecológicas desenvolvidas no Campus Itabaiana e grande espaço disponível na sede, propício ao trabalho de arborização, já rendeu uma parceria dos professores Christtianno Rollemberg e Sheyla Rodrigues, do IFS, com o docente da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Juliano Fabricante, que é coordenador do projeto “Tem Alienígenas na Cidade”. A iniciativa da qual o IFS será integrante visa trabalhar a educação ambiental para conscientizar sobre as plantas exóticas nas áreas urbanas de Itabaiana e a reintrodução de plantas nativas no conjunto de montanhas e terrenos que fica em frente ao Parque Nacional da Serra de Itabaiana.