Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Semana Acadêmica realiza mais de 70 atividades em 4 dias
CIÊNCIA

Semana Acadêmica realiza mais de 70 atividades em 4 dias

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 10h26

1 JOAGROEvento é resultado da reunião do Simpósio Sergipano de Logística e das jornadas de Informática, Agronegócio e Científico-cultural do Integrado

Entre os dias 10 e 14, o Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana se tornou a sede do conhecimento em virtude da realização da Semana Acadêmica. Se em uma sala alunos, professores e público externo debatiam Fake News, um tema de relevância social nos dias de hoje; no mesmo horário, em outro espaço, era possível discutir as experiências exitosas em Cooperativismo e Associativismo, que representa um assunto de destaque no setor produtivo. E dessa forma ocorreu até a noite de sexta, último dia: mais de 70 atividades aconteceram paralelamente para um público circulante de cerca de 400 pessoas.

5 SislogA Semana Acadêmica é o resultado da reunião do Simpósio Sergipano de Logística (Sislog) e das jornadas de Informática (Jorinfs), Agronegócio (Joagro) e Científico-cultural do Integrado (Joint). Os três primeiros eventos já estão na terceira edição, enquanto que o último fez sua estreia neste ano. Os eventos foram finalizados com o CCHShow, uma competição cultural que buscou estimular em alunos e servidores o desenvolvimento de competências artísticas, além de ofertar uma oportunidade de valorização dos talentos.

De acordo com Maika de Souza Lima, organizadora da Semana Acadêmica, os eventos foram de extrema importância para alunos do campus, comunidade externa, professores e servidores em virtude da qualidade das palestras e dos vários minicursos, durante os quais os inscritos puderam trocar ideias e experiências. “Além de adquirir conhecimento em diversas áreas, eventos como a Semana Acadêmica devem ser realizados para favorecer o bom convívio entre a comunidade acadêmica”, aponta Maika.

Múltiplos temas

3 JorinfsA palestra de abertura da Jornada de Informática tratou sobre Fake News, fenômeno atual que foi observado fortemente na corrida presidencial deste ano. Geraldo Bittencourt, jornalista do IFS que tem passagens por veículos como o Correio da Bahia e a Agência Brasil, foi o facilitador e explicou a importância de abordar a temática para alunos de cursos técnicos de informática. “As Fake News necessitaram do desenvolvimento tecnológico para chegar ao patamar que pudemos ver. Informação falsa disseminada por veículos de comunicação ou pessoas não é um fenômeno novo, mas a utilização massiva de recursos informáticos com a finalidade de amplificar essas informações ganhou uma proporção inédita neste ano”, aponta Geraldo, ressaltando que a iniciativa de mostrar aos alunos o viés social das tecnologias que serão responsáveis por desenvolver mostra a visão ampliada que o IFS buscar dar aos seus estudantes.

Outra palestra que atraiu a atenção dos alunos tratou do papel da Logística no contexto da Indústria 4.0, que é aquela moldada pela utilização da tecnologia da informação. André Maciel Passos Gabillaud, professor do IFS que possui 18 anos de experiência em organizações como Ambev, Santista Têxtil, Petrobras e G Barbosa, foi o facilitador e explica que o objetivo da explanação foi desafiar o aluno a encontrar dentro do âmbito do estudo da Logística os desafios diante do conceito da indústria 4.0. “A participação dos alunos foi positiva: interagiram, perguntaram, estabeleceram uma comunicação em termos de dúvidas e trouxeram visões que eles já viram dentro do mercado. Tudo isso veio engrandecer a palestra”, diz André.

Aprovação

4 Sislog2Brenda Nunes Souza, aluna do 1º período do curso de Logística, comemora e estimula a realização de eventos como a Semana Acadêmica. “O evento me trouxe uma grande oportunidade de ampliar os meus estudos e conhecimento através das palestras, oficinas e minicursos. Eu agradeço ao IFS por nos proporcionar este momento, que foi excelente”. Gleiton Medeiros, consultor em Agronegócio, deixou as suas atividades por algumas horas para prestigiar a Semana Acadêmica. Ele considerou muito positivo o evento por apresentar uma visão regional das questões. “Houve uma interação muito boa com os palestrantes, que apresentaram conteúdos de forma prática”, resume Medeiros.

O diretor geral do Campus Itabaiana, José Rocha Filho, aponta que eventos com a magnitude da Semana Acadêmica têm como pressuposto consolidar a produção acadêmica e também cultural do IFS. “As atividades aconteceram com sucesso somente por conta do envolvimento coletivo. Buscou-se a melhor forma de realizar o evento com discussões construtivas que ultrapassam os limites e as barreiras das salas de aulas convencionais”, revela o diretor, que considera a participação massiva o resultado da consolidação do Campus Itabaiana na região.