Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Campus Itabaiana realiza 1º Encontro Orçamentário
ITABAIANA

Campus Itabaiana realiza 1º Encontro Orçamentário

Criado: Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 17h11 | Publicado: Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 17h11 | Última atualização em Terça, 22 de Janeiro de 2019, 15h39

ORC 1Evento contou com a participação de servidores e estudantes do campus

Na última quarta-feira, 16, a direção geral do Campus Itabaiana realizou o 1º Encontro Orçamentário, que teve como objetivo apresentar à comunidade acadêmica a execução orçamentária referente ao ano de 2018, bem como as ações desenvolvidas e a projeção orçamentária para o exercício de 2019.

Segundo o diretor geral do Campus Itabaiana, José Rocha Filho, o evento foi pensado com o intuito de promover uma gestão com transparência e participação. “Na oportunidade, apresentamos nossas ações com base na disponibilidade orçamentária. Em tempo, é o momento da comunidade ter conhecimento do funcionamento do orçamento, bem como, contribuir para melhorar o sentimento de pertencimento institucional”, ressalta.

ORC 2O encontro contou com a apresentação da contadora Lucila Boia, que falou sobre as noções básicas de orçamento, do gerente de administração, Luciano Melo, que detalhou a execução orçamentária referente ao exercício 2018, demonstrou a evolução do orçamento nos últimos anos e o respectivo déficit orçamentário em função das despesas da instituição. Por fim, a coordenadora de Assistência Estudantil, Viviane Peixoto, expôs a execução orçamentária da assistência estudantil, detalhando as principais ações efetivadas no exercício 2018 e as limitações orçamentárias em função da quantidade de alunos ativos na instituição.

ORC 3Para a professora Diana Amado de Menezes, é importante a gestão trabalhar com transparência, principalmente, no setor público. “Apresentar a execução orçamentária, referente a um exercício contemplado, demonstra maturidade administrativa e profissionalismo técnico”, aponta. Já Joseval Santana da Cruz, aluno do 2º período do curso subsequente em Agronegócio, ficou muito satisfeito em participar das discussões realizadas no encontro. “É importante conhecermos como é feita a aplicação dos recursos previstos no orçamento do nosso Campus”, afirma. Toda comunidade acadêmica esteve presente no evento.

Segundo a atual gestão, o Campus Itabaiana espera que a realização do 1º Encontro Orçamentário tenha contribuído para o conhecimento da comunidade acadêmica sobre os desafios e possibilidades inerentes a execução orçamentária da unidade e, dessa forma, possa qualificar cada vez mais a aplicação dos recursos públicos mediante a demanda requerida, conscientemente, pela comunidade.