Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Aula inaugural do curso de Ciência da Computação debate tecnologia e inovação
NOVO BACHARELADO

Aula inaugural do curso de Ciência da Computação debate tecnologia e inovação

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Publicado: Sexta, 15 de Março de 2019, 12h13

mesaO tema foi discutido pelo docente da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Edward David Moreno Ordonez, e pelo superintendente de tecnologia da informação do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Ícaro Ramos

A noite de ontem, 14, ficará na história do Instituto Federal de Sergipe (IFS): foi dado o pontapé inicial do primeiro curso de Ciência da Computação da instituição, que está sendo ofertado no Campus Itabaiana. Os quarenta primeiros alunos foram recebidos com a palestra sobre ciência, tecnologia e inovação, cujos debatedores foram o docente da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Edward David Moreno Ordonez, e o superintendente de tecnologia da informação do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Ícaro Ramos.

O município de Itabaiana fica distante apenas cerca de 50 quilômetros da capital, Aracaju, e possui uma das economias mais pujantes do estado, com destaque para as áreas de indústria e comércio. A oferta do curso de Ciência da Computação é resultado natural do avanço institucional do IFS na região, a partir da oferta dos cursos integrado e subsequente em Manutenção e Suporte em Informática, iniciado junto com a inauguração da sede, em 2011.

De acordo com Marcos Pereira dos Santos, coordenador do curso de Ciência da Computação, a nova graduação do IFS – Campus Itabaiana representa o início da oferta de um curso superior de alta complexidade e com grandes perspectivas científica e mercadológica para os cidadãos sergipanos, em especial aos itabaianenses. “Ressalto, para tanto, o excelente nível dos nossos professores, que estão abraçando a causa do curso. Com isso, a tendência é a de obtenhamos êxito”, afirma Marcos.

Palestra

Icaro RamosO tema proposto na aula magna do curso é resultado da identificação das mais recentes tendências de mercado e um dos focos da graduação: a intersecção entre ciência, tecnologia e inovação. Para dar uma visão ampliada do assunto, foram escolhidos como debatedores Edward David Moreno Ordonez, pesquisador com pós-doutorado na área, e Ícaro Ramos, um profissional com atuação intensa no mercado de trabalho. Durante a aula magna, ambos os debatedores concordaram sobre a importância da oferta de um curso como o de Ciência da Computação para o desenvolvimento socioeconômico de qualquer região.

Dr Edwar“Parabenizo a gestão do IFS por ter criado o curso, que é importante para a região. Aos alunos, digo: estudem bastante, aproveitem a boa infraestrutura aqui do Campus Itabaiana, pois vocês vão contar com docentes muito qualificados, a maior parte com mestrado, e com alto conhecimento na área da computação”, aponta Edward, que é vinculado ao Departamento de Computação (Dcomp) da UFS, no Campus Aracaju.

A graduação

O bacharelado em Ciência da Computação tem como objetivo formar profissionais, com bases científicas e tecnológicas, para atuar na área de computação como atividade fim, contribuindo no desenvolvimento científico e tecnológico da respectiva área. Durante o curso, o estudante verá disciplinas como Linguagens de Programação, Matemática, Hardware, Engenharia de Software, Banco de Dados e Redes de Computadores.

Dante Santa Rita Lima é aluno da primeira turma do curso e está entusiasmado com o início das atividades acadêmicas: “Espero obter muito conhecimento. Como foi exposto hoje nas palestras, a ideia é trabalhar em cima dos avanços tecnológicos que vamos precisar no futuro. Tudo será em torno de tecnologia e automação, que buscará facilitar e melhorar a vida das pessoas. A expectativa é grande”, resume o estudante.