Homenagem aos alunos-destaque marcou início do semestre letivo
No último dia 12, os cerca de 250 novos alunos do Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana foram apresentados à instituição através do programa de Acolhimento Estudantil, que acontece tradicionalmente no início do semestre letivo. A programação da recepção foi composta por palestras, apresentações culturais, depoimentos de ex-discentes e pela premiação, nas categorias “empenho e dedicação”, “evolução escolar” e “amigo”, dos alunos que se destacaram no último semestre.
O programa de acolhimento é uma forma ambientação dos novos estudantes e busca integrar comunidade escolar, alunos, professores e técnicos-administrativos, além de proporcionar experiências culturais diversas aos novatos. Durante o evento, por exemplo, a Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição e a Banda Sinfônica, regida pelo maestro Valtênio Alves de Souza, deram aos alunos a oportunidade de conhecerem os trabalhos de grupos musicais formados, em sua maioria, por instrumentos de sopro e metais.
“A educação deve ser integral e precisa contemplar não apenas a formação técnica e profissional, que é a missão do IFS, mas o contato com experiências culturais, as quais são proporcionadas em momentos como o de hoje, de acolhimento, ou por meio de cursos de extensão ofertados no âmbito da instituição”, aponta o gerente de ensino do Campus Itabaiana, Jairton Mendonça de Jesus.
A recepção aos estudantes contou com a palestra do servidor Carlos Alexandre, intitulada “TI Verde – Uso consciente da tecnologia”, e a explanação de Ana Rocha dos Santos, docente da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que abordou o mundo do trabalho e as oportunidades do século XXI. A programação contou ainda com relatos de Johnatan Douglas Andrade de Jesus, Paulo Franklin Tavares Santos e Iramaia Meneses dos Santos, ex-alunos do IFS que hoje estudam em instituições de ensino de reconhecimento acadêmico.
“Estudar no IFS é uma oportunidade única. Aos novos alunos, eu digo que a vida de hoje é resultado das ações que se executa diariamente, então adquiram bons hábitos de estudo, sejam esforçados e dedicados, que isso só tem a agregar e acrescentar na carreira de vocês”, revela Johnatan Douglas, que atualmente é aluno do curso de direito na Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Premiações
Como forma de motivar os discentes, durante o Acolhimento Estudantil foram entregues certificado aos alunos-destaque de cada turma dos cursos integrados. Na categoria “empenho e dedicação”, o nome foi obtido através da média geral ponderada das notas. O ganhador no critério “evolução escolar” foi conhecido através da indicação feita pelos professores. Os próprios colegas, por sua vez, elegeram os alunos vencedores na categoria “estudante amigo”.
Na categoria “empenho e dedicação” a nota mais alta alcançou 9,2 e foi obtida pelo estudante Anailson Santos Silva, que está no terceiro ano do curso de Manutenção e Suporte em Informática. “O resultado positivo que obtive em 2018 foi fruto de minha dedicação nos estudos, pois, além de prestar bastante atenção nas aulas, leio muito em casa”, diz Anailson, que confessa possuir facilidade nas disciplinas de exatas, as quais, segundo o jovem, geralmente impõem aos alunos maiores desafios para a compreensão do conteúdo.
Assista ao vídeo do Acolhimento Estudantil do Campus Itabaiana:
Redes Sociais