Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Parceria com Prefeitura e ampliação de laboratórios fazem parte das celebrações
8 ANOS DO CAMPUS ITABAIANA

Parceria com Prefeitura e ampliação de laboratórios fazem parte das celebrações

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Sexta, 23 de Agosto de 2019, 12h02

Campus Itabaiana 2Data foi marcada também pela realização de um café com os servidores, da inauguração de bancadas de laboratórios já existentes, de apresentações culturais e da entrega do espaço para hasteamento de bandeiras

No dia 1º de agosto de 2011 a cidade de Itabaiana ganhava o seu campus do Instituto Federal de Sergipe (IFS). À época, o município não possuía nenhuma unidade da Rede Federal que ofertava ensino médio técnico para sua população. Oito anos depois e muitas conquistas no currículo, o Campus Itabaiana celebra a passagem da data da sua implantação: com mais de mil alunos, cursos antenados com o universo do trabalho e uma sede moderna, hoje o espaço se consolida como uma opção gratuita e de qualidade para os moradores do agreste sergipano iniciarem ou darem continuidade aos seus estudos.

Para José Rocha Filho, diretor geral do Campus Itabaiana, a comemoração dos 8 anos de existência é um momento de bastante entusiasmo e de reflexão acerca do papel da instituição na região do agreste de Sergipe. “Nesses oito anos, enfrentamos vários obstáculos, sem dúvida, mas temos a certeza de que estamos no rumo certo. Caminhamos na direção de sermos referência em educação pública no estado. Parabéns a todos nós que compomos essa grandiosa instituição”, festeja o diretor.

Parceria

Site Lab QuimicaAs comemorações do aniversário de implantação do Campus Itabaiana foram palco para a celebração de duas importantes conquistas para a comunidade acadêmica. Com a presença do prefeito municipal, Valmir dos Santos, foi assinado um termo de cooperação técnica entre as duas instituições. A parceria vai possibilitar que alunos e servidores façam uso do transporte público municipal. O evento alusivo aos 8 anos da sede do IFS em Itabaiana ainda contou com o descerramento da placa no laboratório de eletrônica – o espaço passou a se chamar Professor Paulo Pereira, uma homenagem ao docente da instituição que faleceu neste ano.

Viviane de Jesus Peixoto, técnica-administrativa, ressalta a importância de o munício de Itabaiana possuir um órgão do governo federal como o IFS. “Representa não somente a oferta de educação de qualidade, de pesquisa e extensão, mas também de um espaço físico agradável, amplo, com uma estrutura valiosa e equipada com recursos suficientes para a aprendizagem de nossos alunos, além, de uma equipe de profissionais qualificados, dedicados e muito bem valorizados”, comenta a servidora, que faz parte dos quadros da instituição há 1 ano e meio.

Programação

Site FilarmônicaUm dos primeiros eventos alusivos à passagem dos 8 anos de implantação do Campus Itabaiana foi a Corrida UFS/IFS, que levou mais de 300 pessoas às ruas no último domingo, 18. Além da competição esportiva, a data foi celebrada com uma programação que contou com um café para os servidores, recreações, inauguração de bancadas dos laboratórios de química, biologia e física/matemática, de apresentações culturais e da entrega de um espaço para hasteamento de bandeiras que possui até iluminação noturna.

Site Servidores e ColaboradoresPara Elisânia Santana de Oliveira, docente de matemática, talvez um minucioso estudo estatístico pudesse revelar a dimensão da relevância social do Campus Itabaiana para a comunidade local e regiões circunvizinhas, embora seja possível, nesses oito anos, afirmar que muitas vidas foram transformadas a partir do ensino, da pesquisa e da extensão realizados pela instituição. “Eu, particularmente, sinto-me honrada de fazer parte dessa história, de compor um quadro de profissionais qualificados e determinados a proporcionar a tantos jovens, sobretudo os mais carentes, uma educação pública e de qualidade”, constata.

Legado

A implantação de uma unidade do IFS na mais pujante cidade do agreste sergipano resultou nas vitórias individuais de inúmeros estudantes, os quais obtiveram aprovação em processos seletivos disputados com os melhores alunos das redes pública e privada de Sergipe. Uma delas é Iramaya Meneses Santos, ex-aluna da instituição que atualmente é estudante de medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ela destaca o engajamento, zelo e dedicação dos corpos técnico e docente com o desenvolvimento do aluno e o seu futuro profissional.

“Acredito que o maior diferencial que o Campus Itabaiana proporciona é o ambiente acolhedor, o qual nos dá a sensação de estarmos em família, fato de extrema importância no processo de aprendizagem. Tenho muito orgulho em ter sido aluna do campus e por fazer parte dessa história. Irei sempre carregar a bandeira do IFS com muito carinho, pois, sem dúvidas, o mesmo nos leva a acreditar em um futuro melhor para todos, construído com uma educação pública e de qualidade em meio a tempos de crise”, aponta a futura médica Iramaya.

Brenda Nunes Souza, aluna do 3º período do curso de nível superior em logística, não se arrepende de ter colocado nas mãos do Campus Itabaiana a responsabilidade de dar as bases para o seu progresso profissional. Ela ressalta a estrutura predial e a qualidade dos professores como os diferenciais. “A gestão conhece seus alunos e se importa com suas necessidades. A equipe que compõe a instituição é formada por servidores que incentivam os estudantes a avançarem. Me sinto lisonjeada em ser aluna daqui e sei que vou sair preparada para o mercado de trabalho.