Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Campus Itabaiana discute parcerias para implantação da Coleta Seletiva
SUSTENTABILIDADE

Campus Itabaiana discute parcerias para implantação da Coleta Seletiva

Criado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 14h56 | Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 14h56 | Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2019, 14h56

itabaianaA intenção é conscientizar a comunidade sobre o destino do lixo e desenvolver projetos de pesquisa e extensão junto ao consórcio que faz o manejo do lixo na região

A produção e destino corretos do lixo têm sido um desafio para governantes e gestores de empresas e instituições. Tanto que, em 2006, o governo federal publicou um decreto que instituiu a separação dos resíduos recicláveis nos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta para que fossem destinados a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Porém, só em 2010, é que foi lançado no país uma das mais importantes legislações ambientais: a PNRS, Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A PNRS, tem como objetivo principal reduzir a quantidade de resíduos direcionada para os aterros e lixões. Mas ela vai além da questão exclusivamente ambiental. Ela é, também, um debate político, social e de saúde pública. Alinhado a essas diretrizes, o campus Itabaiana do Instituto Federal de Sergipe se reuniu com representantes do Consórcio Público do Agreste Central - CPAC, entidade responsável pelo manejo do lixo na região, para firmar parceria que possibilite o desenvolvimento de ações educativas ambientais e implantação futura da coleta seletiva nas dependências da instituição.

De acordo com o diretor-geral do Campus Itabaiana, professor José Rocha Filho, essa ação reafirma o compromisso de promover uma educação que se preocupa com a questão da sustentabilidade. “Ao celebrarmos a parceria colaboramos tanto no cumprimento da legislação, mas independentemente da força da lei, cumprimos nosso papel na formação do cidadão consciente”, ressaltou.

Na reunião foi debatida a necessidade de treinamento para a coleta seletiva com servidores, alunos e terceirizados para formar multiplicadores a fim de sensibilizar e orientar a comunidade no processo de implantação, bem como realizar visitas técnicas ao galpão de triagem da cooperativa que manuseia o lixo coletado. Além disso, foi discutida a possibilidade de desenvolver projetos de pesquisa e extensão sobre o tema, promovendo o desenvolvimento sustentável junto aos arranjos produtivos locais.

Para Evanilson Santana, superintendente do CPAC, a reunião serviu para que os dirigentes do Campus Itabaiana pudessem conhecer as ações do consórcio. “O IFS, enquanto instituição pública de ensino, terá a oportunidade de dar a destinação ambientalmente correta aos seus resíduos, além de despertar no corpo discente a importância da problemática dos resíduos sólidos”, concluiu.

As ações e atividades propostas na reunião serão desenvolvidas após a efetivação do termo de cooperação e plano de trabalho que será definido pela Comissão de Coleta Seletiva Solidária do IFS – Campus Itabaiana.