Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Estudante do Campus Itabaiana vence o prêmio Aluno Destaque de TI 2019
ITABAIANA

Estudante do Campus Itabaiana vence o prêmio Aluno Destaque de TI 2019

Criado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 12h10 | Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 12h10 | Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2019, 09h52

Premiação é promovida anualmente pela Associação de Gestores de Tecnologia da Informação do Estado de Sergipe

WhatsApp Image 2019 11 22 at 00.29.35Gabriel Machado, aluno do curso superior de Ciência da Computação, do Campus Itabaiana, levou o troféu de Aluno Destaque de TI 2019. Promovida anualmente pela Associação e Gestores de Tecnologia da Informação de Sergipe, a premiação aconteceu durante o 12º e-CIO – Encontro de Gestores de TI do Estado, no Radisson Hotel, em Aracaju.

A premiação é dada a alunos que tenham contribuído de forma efetiva na área da tecnologia da Informação, seja participando de projetos ou desenvolvendo softwares. “É uma honra representar o Instituto Federal de Sergipe - Campus Itabaiana, no evento e-CIO 2019. A conquista é um reflexo da minha dedicação e do empenho dos meus orientadores Professores Dr. Wanderson Roger Azevedo Dias e Dr. José Aprígio Carneiro Neto, que não mediram esforços para me nortear sempre que precisei. Nós como alunos do Instituto Federal, devemos buscar sempre evolução e alto desempenho na vida acadêmica para trazer cada vez mais resultados positivos para o IFS”, declarou Gabriel.

Para o professor doutor Wanderson Roger Azevedo Dias, um dos orientadores dos projetos desenvolvidos por Gabriel, o prêmio só veio reafirmar o potencial do aluno e que esse é só o primeiro de muitos outros prêmios que ainda virão na carreira do aluno, na área de TI. “Ser reconhecido como Aluno Destaque de TI 2019 pelo CIO-SE é um feito histórico e de muita alegria para todos nós docentes da Coordenadoria de Ciência da Computação, do Campus Itabaiana, do Instituto Federal de Sergipe e mostra que estamos trilhando no caminho certo com os nossos alunos”, ressaltou Wanderson Dias.

Outro orientador, que não esconde o orgulho de acompanhar Gabriel na vida acadêmica, é o professor doutor José Aprígio Carneiro Neto. “Tive a oportunidade e o prazer de ser orientador no seu TCC do curso técnico subsequente em Manutenção e Suporte em Informática, onde desenvolvemos o projeto da Casa Inteligente. Um projeto que trouxe para o IFS Itabaiana um registro de software, um registro de marca e futuramente um registro de topologia de circuito”, ressaltou. “Além disso, é um aluno que tem um potencial enorme, que com certeza o fará alcançar todos os seus objetivos profissionais e pessoais”, concluiu.

PROJETOS DESENVOLVIDOS POR GABRIEL

IMG 20191121Gabriel foi premiado pela atuação em três projetos no Campus Itabaiana. O primeiro, chamado de DOMOIFS, é um projeto de Casa Inteligente. Nele foi provado que é possível realizar a automação de uma residência usando Arduíno e outros sistemas embargados. Os Sistemas Embargados são usados atualmente para controlar muitos tipos de sistemas e equipamentos. Além da automação, encontra aplicações muito variadas, desde a aviação como controles de voos e radares até a comunicação e o entretenimento, a exemplo de relógios digitais, telefones celulares e videogames.

Outro projeto foi o CALCNETIP; desenvolvido com o objetivo de auxiliar os docentes das disciplinas relacionadas a redes de computadores para obter melhor relação de ensino-aprendizagem com os alunos no assunto de quebra de redes IPv4. OProtocolo de Internet versão 4, é uma numeração que representa um dispositivo em uma Rede. De roteadores profissionais da Internet, passando por Redes Wireless domésticas e Modens 3G, todo dispositivo requer um endereço IP para se conectar uns com os outros.

O terceiro projeto é uma Calculadora de Resistores, desenvolvido para auxiliar professores e alunos no ensino de eletrônica básica. Na ferramenta é possível calcular diversos resistores diferentes e suas associações.