Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Turismo responsável e sustentável são destaques em aula inaugural de curso FIC do Campus Itabaiana
EXTENSÃO

Criado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 09h24 | Publicado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 09h56 | Última atualização em Segunda, 22 de Novembro de 2021, 10h15

A capacitação vai qualificar 26 profissionais para conduzir visitantes e turistas com segurança nas áreas naturais de Itabaiana

FIC 01Na última terça feira, 16, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) Campus Itabaiana, a Secretaria de Indústria, do Comércio e do Turismo de Itabaiana, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex/IFS) e a Diretoria de Extensão e Articulação com a Sociedade (DIREX/IFS) realizaram a aula inaugural do curso “Formação Inicial e Continuada Condutor de Turismo em Unidade de Conservação Ambiental Local”. A capacitação tem 26 alunos matriculados, carga horária de 210 horas e duração de 4 meses. Além disso, tem como eixo tecnológico o turismo, a hospitalidade e o lazer.

A reitora do IFS, professora Ruth Andrade, explicou que o desafio da instituição é estar permanentemente conectada com as necessidades sociais e econômicas das regiões em que está presente. Dessa forma, para promover o desenvolvimento, o Instituto Federal de Sergipe deve contribuir para atender às demandas já existentes, assim como fomentar as potencialidades que determinada região apresenta.

FIC 03“Quero agradecer a prefeitura de Itabaiana por procurar o IFS, através do Campus Itabaiana, para realizar esse curso, que é a concretização de um sonho. A missão do Instituto Federal de Sergipe pode ser resumida em duas palavras: transformação social. É a nossa obrigação, e o conhecimento é a nossa ferramenta para a sua concretização”, destacou a Reitora do IFS, professora Ruth Andrade.

O objetivo geral do curso é qualificar profissionais para a condução em segurança de visitantes e turistas em espaços não só naturais, como também áreas legalmente protegidas com potencialidades turísticas em âmbito local/regional.

“A implantação desse curso é motivo de muita alegria, nasceu de uma necessidade da comunidade. Sentimos a necessidade de capacitação para fazer um turismo com responsabilidade, sustentável. E só temos a agradecer a todos do IFS por acreditar nessa parceria e implantar esse curso”, agradeceu a Secretaria de Indústria, do Comércio e do Turismo de Itabaiana, Sônia de FIC 04Carvalho.

Turismo em Itabaiana

De acordo com o coordenador do curso “Formação Inicial e Continuada Condutor de Turismo em Unidade de Conservação Ambiental Local”, professor Lício Vieira, quem visita Itabaiana quer conhecer o diferente e o que só tem na região. Por isso, os profissionais de turismo precisam estar preparados para lidar com os turistas e mostrar o que se tem de melhor. “A gente deseja que o curso seja um desvendar de um outro compromisso dos alunos com a formação e com a execução da cidadania plena. A valorização da cultura, meio ambiente e modo de vida”, explicou.

FIC 02Para o diretor-geral do Campus Itabaiana, professor José Rocha Filho, uma instituição de ensino não se faz apenas dentro das salas de aula, ela precisa dialogar com a sociedade. “A implantação deste curso irá marcar a implementação de outras iniciativas de aproximação com a sociedade. Nosso objetivo central é formar cidadãos, nós somos ente público e por isso temos por obrigação oferecer ensino de qualidade com responsabilidade”, afirmou.