Página inicial > Últimas Notícias > Poço Redondo > Agricultura familiar é fortalecida na 1ª Feira AGROIFNORDESTE no Campus Poço Redondo
EXTENSÃO

Escrito por ALINE DE FATIMA SOARES E SILVA | Criado: Terça, 20 de Dezembro de 2022, 17h47 | Publicado: Terça, 20 de Dezembro de 2022, 17h47 | Última atualização em Quinta, 29 de Dezembro de 2022, 11h25

O evento realizado nessa terça-feira (20) mostrou o resultado da interação entre residentes do IFS e agricultores familiares da região ao longo de 2022

foto 1O Campus Poço Redondo, situado no Alto Sertão Sergipano, realizou uma grande ação de integração entre a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Sergipe e agricultores familiares da região. Por meio do projeto AGROIFNORDESTE, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e encabeçado pelo Instituto Federal do Piauí, a iniciativa foi desenvolvida em 32 campi de institutos federais dos nove estados nordestinos. Em Sergipe, 50 pequenos produtores contaram com atividades de capacitação de longo prazo, com o intuito de melhorar suas produções agropecuárias.

foto 2Compareceram ao evento membros da comunidade acadêmica do IFS e representantes de outros órgãos. Entre eles: a professora Ruth Sales Gama, reitora do IFS; a professora Irinéia Rosa, diretora do Campus Poço Redondo; o professor José Osman dos Santos, pró-reitor de Pesquisa e Extensão; a professora Valéria Melo Mendonça, coordenadora da Residência Agrária; Fabiana Félix Góndola, coordenadora da Unidade de Referência Tecnológica; o professor Fábio Nunes do Nascimento, do Instituto Federal do Piauí (UFPI); Aline Gonçalves, prefeita do Município de Poço Redondo e João Chagas, secretário municipal de Turismo, Cultura e Esporte.

A professora Ruth, reitora do IFS, enfatizou que a história do Campus Poço Redondo está em fase de construção e que deve ser continuada em 2023, com o ingresso de novos técnicos administrativos na instituição. “É notável que esse campus realize ações de qualidade como essa junto à comunidade local e revolucione a região de Poço Redondo”, ressaltou.

A diretora do campus, professora Irinéria Rosa, falou sobre a integração e o apoio que obteve para realizar a ação. “Agradeço a todos os colegas de outros campi e às instituições que nos apoiaram e que possibilitaram a concretização desse evento hoje. Juntos, contribuímos para que todos aqui, principalmente os agricultores, se sintam bem recebidos sempre no Instituto Federal de Sergipe”, salientou.

De acordo com o professor Fábio Nunes (IFPI), coordenador do CAF no Projeto AgroIFNordeste, um dos pilares desse projeto é a residência, que foi implantada em pelo menos uma unidade de instituto federal de cada estado da região nordeste. “Estudantes recém-formados emcursos que envolvem agricultura, agropecuária e áreas afins foram selecionados para ir a campo prestar assistência técnica aos agricultores familiares e trocar experiências”, explicou.

foto 3Jonata Carvalho, técnico em agropecuária formado no Campus São Cristóvão do IFS e atualmente estudante de agroecologia do IFS no mesmo campus, foi um dos residentes que atuou no projeto, inclusive como bolsista administrativo dos residentes. “Éramos cinco residentes, cada um auxiliando um grupo de 10 unidades produtoras. Para quem está ingressando no mercado de trabalho foi uma oportunidade imensa de aprendizado, onde pudemos levar o nosso conhecimento adquirido na formação e conhecer a realidade do campo de cada agricultor e auxiliar semanalmente”, destacou.

20221220094555 IMG 6207Josivaldo de Jesus Aragão, agricultor e apicultor do Assentamento Barra da Onça em Poço Redondo, foi um dos participantes que recebeu capacitações dos residentes do IFS. “Foi um ano todo de experiência muito boa. Eu e todos os agricultores que participamos aprendemos muito, ganhamos conhecimento nessa troca”, disse. Nairely da Silva Aragão, técnica em agropecuária do Campus Glória, foi uma das residentes que interagiu na região. “Foi um desafio criar esse vínculo e estabelecer a relação de confiança necessária. Percebemos que cada agricultor tinha uma dificuldade específica e tivemos que trabalhar nessa realidade, propor soluções e ajudar a melhorar o trabalho deles”, ressaltou a residente.

PROGRAMAÇÃO

As atividades da 1ª AGROIFNORDESTE foram realizadas em dois turnos. A manhã iniciou com uma belíssima apresentação cultural composta por música e atuação do grupo Raízes Nordestinas. Também foram promovidas duas palestras. A primeira, intitulada Agricultura Familiar na produção de alimentos orgânicos, ministrada por Guilherme Reis Coda Dias, representante da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Sergipe. Já a segunda “Conhecendo o CAF - Cadastro Nacional da Agricultura Familiar” foi conduzida pelo professor Fábio Nunes do Nascimento (IFPI). Quem compareceu ao evento, ainda pôde conferir no hall do auditório e na entrada do prédio a exposição de produtos agrícolas e artesanais do Sertão Sergipano e a exposição de trabalhos dos participantes do Programa de Residência Profissional Agrícola (PRPA/IFS). Já à tarde, foram realizadas três oficinas sobre as temáticas de sanidade animal e qualidade do leite, apicultura e sementes crioulas.

grupo 1expo 2