Página inicial > Catálogo de Sistemas > Hotsite - DTI > Exercício Curso > IFS oferta cursos de extensão para qualificação profissional e tecnológica em diversas áreas

Escrito por MARY LOURDES SANTOS | Criado: Terça, 07 de Junho de 2022, 10h51 | Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 10h51 | Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2022, 11h13

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) instalou nas dependências do Campus Aracaju o Laboratório Oficinas 4.0, voltado para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação, além da oferta de oficinas para qualificação profissional e tecnológica. Os contêineres foram adquiridos através do Edital 26/2019 do Programa de Apoio à Extensão Tecnológica (PIAEX) da Propex e os equipamentos do Laboratório, por meio do Edital 67/2021/Setec do Programa Oficinas 4.0.

Nestes espaços estão sendo realizados, desde o início deste mês, cursos de extensão para qualificação de docentes, discentes e técnicos administrativos em diversas áreas.

Entre os cursos oferecidos, de forma presencial no Laboratório Oficinas 4.0, estão os de: Elaboração de projetos científicos; Internacionalização Proativa; Ética em Pesquisa; Impressão 3D; Conhecendo o Movimento Júnior; Conhecendo a Pesquisa e Inovação no IFS e Noções básicas de preenchimento do currículo lattes. Os cursos são gratuitos e estão abertos para toda a comunidade do IFS de todos os campi. Para participar de uma das oportunidades, os interessados terão até 31 de maio para se inscrever, por meio do Sistema de Publicações do IFS, o Sispubli.

ReuniãoOs cursos oferecidos fazem parte de uma parceria entre a Propex, a Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dinove) e a Assessoria de Relações Internacionais (ASSRI). Segundo Adriano Ezequiel Silva, chefe do Departamento de Projetos Acadêmicos (DPA), a iniciativa tem como objetivo o de facilitar o acesso às novas tecnologias para aos discentes recém-chegados ao IFS, bem como aos já inseridos no sistema. “Nosso intuito é despertar o olhar científico no desenvolvimento de soluções, produtos e inovações tecnológicas nesses espaços que são multidisciplinares e fomentam a pesquisa, a inovação e a extensão”.

Os cursos estão sendo realizados todos os dias nos três turnos, sendo ministrados por professores/pesquisadores, havendo também a contribuição de diversos bolsistas vinculados à Propex. “Essa transferência de conhecimento não foi possível durante a pandemia, mas com o retorno das atividades acadêmicas de forma presencial, podemos ministrar cursos e atividades nesse novo espaço”, ressalta Adriano.

image03 grd
A estudante do 4º período do curso de Gestão de Turismo do Campus Aracaju, Thaiara Silva, optou por fazer o curso da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com as atualizações para realização de trabalhos acadêmicos. Ela conta que mesmo sendo formada em Jornalismo, sentiu a necessidade desta atualização visto que se formou em 2016.

IMG 6624“Estou cursando uma disciplina do 5º período que é a de TCC 1. Sou formada, mas em 2020 houve uma nova atualização dessas normas, então percebi que seria necessário revê-las. O curso foi maravilhoso! Pretendo fazer outros, como o de Internacionalização. Acho interessante essa proposta de cursos rápidos principalmente para quem trabalha ou até mesmo para estudantes que moram em outra cidade. Isso facilita porque traz flexibilidade”, justifica a aluna.

Laboratórios adaptados

Cinco estruturas móveis foram adquiridas pelo IFS com recursos do edital fomentado pela Propex, em 2020, a partir de um projeto do professor Pablo Sousa, do Campus Aracaju. Três delas ficaram na própria unidade de ensino e as outras duas encontram-se na Dinove. Um dos espaços localizados no IFS Aracaju comporta o laboratório do curso do Engenharia Civil e nos outros dois ficam localizados os laboratórios de Oficina 4.0.

Esses laboratórios dispõem de equipamentos que auxiliam em diversas modalidades de pesquisa, estando à disposição da comunidade acadêmica do IFS. Esses recursos foram obtidos por meio do Edital 67/2021 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), sob coordenação do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), de Oficinas 4.0, em que o IFS teve quatro propostas aprovadas.

Saiba mais em:
IFS tem quatro propostas aprovadas em edital para implementação de oficinas 4.0
IFS recebeu cinco contêineres que vão servir de laboratórios de pesquisa

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=article&id=4337