Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Docentes
Início do conteúdo da página

Docentes

Escrito por Administrador | Criado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 14h33 | Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 14h33 | Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2023, 12h01

PROFESSORES PERMANENTES


 

Prof. Dr. Ártemis Barreto de Carvalho

Doutor em Educação (2019), na área de Formação Docente, Planejamento e Avaliação. Mestre em Educação (2013), na área de História, Política e Sociedade, pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Especialista em Educação Ambiental (2005) e Graduado em Turismo (2001), pela Universidade Tiradentes - UNIT. Técnico em Contabilidade (1992), pelo Colégio Estadual Presidente Costa e Silva - CEPCS. Guia de Turismo (1993), credenciado pelo Ministério do Turismo - Mtur. Professor dos Cursos de Turismo (Técnico, Superior de Tecnologia e Mestrado Profissional) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - IFS. Atua nas seguintes áreas de conhecimento: Turismo e Meio Ambiente; Agenciamento e Guiamento de Turismo, Gestão do Lazer no Turismo, e, Planejamento e Gestão de Destinos Turísticos. Membro do Grupo de Pesquisa: Educação e Movimentos Sociais - GPEMS/UFS/CNPq.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2983782999023229

 

 

Profa. Dra. Carla Norma Correia dos Santos

Licenciada , Mestre e Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). É Especialista em Geografia Humana e Produção do Espaço pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC). Atualmente é Professora de Geografia nos Cursos Técnicos de Nível Médio na forma Integrada e Professora Permanente do Mestrado Profissional em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Está lotada na Coordenadoria de Ciência Humanas e Sociais (CCHS) do Campus Lagarto, onde atuou como coordenadora (2017-2018). Atualmente é Gerente de Ensino Básico do Instituto Federal de Sergipe, Campus Lagarto,onde também coordena o Projeto Enem. Tem orientado projetos de pesquisa nas áreas de urbanização, turismo e meio ambiente. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Litoral, Ordenamento Territorial de ambientes Costeiros,Turismo, Urbanização, Impactos e Conflitos ambientais.

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/5624568350605409

 

Prof. Dr. Claudio Roberto Braghini

Doutor em Geografia pelo PPGEO da Universidade Federal de Sergipe (2016); Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA, na Universidade Federal de Sergipe (2009); Especialista em Ecoturismo (Turismo Ambiental) pelo SENAC/CEATEL (2007); Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo - USP (1996). Possui Graduação complementar em Pedagogia - Habilitação em Administração Escolar pela Universidade Iguaçu (2001). Atua nos seguintes temas: Práticas em Ecoturismo, Ecoturismo em Áreas Protegidas, Turismo de Base Comunitária, Gestão da visitação em Áreas Protegidas, Educação e Interpretação Ambiental. É vice-líder do GPTEC-IFS (Grupo de pesquisa Turismo, Educação e Cultura) e integrante do GESTAC - IFS (Grupo de Estudos de Ambientes Costeiros). Professor Efetivo do Instituto Federal de Sergipe.

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/6345985821227558

 

Profa. Dra. Eliane Dalmora

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004).Professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sergipe- Campus São Cristóvão. Atua no Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia. Tem experiência na área de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, atuando principalmente nas seguintes temáticas: agricultura familiar, agroecologia, ecodesenvolvimento, etnodesenvolvimento e sistemas de produção. Atualmente desenvolve pesquisa e extensão em agrobiodiversidade, num programa de caracterização e conservação de sementes crioulas em assentamentos rurais e na agricultura familiar. Integra o Program de Pós-Graduação-Mestrado Profissional em Turismo.

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/4047305616886529

 

Prof. Dr. Flaviano de Oliveira Fonseca

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, (UECE). Teólogo pelo Instituto de Ensino Superior de Teologia de Ilhéus (1991). Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, (UESB).Membro do Conselho de Ética em Pesquisa do IFS. Tem ampla experiência na área de Filosofia e Metodologia Científica, com ênfase em Ética, Linguagem, Alteridade, Bioética, Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade e Tecnociência. Professor Efetivo do Instituto Federal de Sergipe.

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/8077412979072649

 

Profa. Dra. Ilka Maria Escaliante Bianchini

Possui graduação em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997), Graduação em Pedagogia pela UNISUL (2008) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006). Doutora em Ciência da propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é professora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão em Turismo do Instituto Federal de Sergipe - IFS Campus Aracaju.

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/5443415317135554

 

Profa Dra. Irineia Rosa do Nascimento

Doutora em Química pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe. Graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos, atuando principalmente no tema: qualidade do leite, e ainda, em Sistema de Produção, Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável. Tem experiência na área de Ciências Ambientais atuando na elaboração de Diagnósticos de Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA-RIMA). Professora efetiva do Instituto Federal de Sergipe - Campus São Cristóvão.

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/5247500937553296

 

Prof. Dr. Jaime José da Silveira Barros Neto

Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande - PB. Mestre em Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande – PB. Especialista em Ecoturismo: Interpretação e planejamento de atividades em áreas naturais, Universidade Federal de Lavras – MG. Bacharel em Turismo com Habilitação em Planejamento e Organização do Turismo, Universidade Federal da Paraíba - PB Chefe do Departamento de Projetos Acadêmicos (PROPEX/IFS). Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Diretor de Projetos do Polo de Inovação Tecnológica do IFS. Membro da Equipe Editorial da Revista Expressão Científica e da Editora do IFS (EDIFS). Membro da Associação Brasileira de Estudos Turísticos. Coordenador do Grupo de Pesquisa Planejamento e Organização do Turismo no Espaço Rural (CNPQ). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico nas áreas de Turismo, Hospitalidade e Lazer no Instituto Federal de Sergipe. Professor Colaborador do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB).

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2721668400307909

 

Prof. Dr. José Augusto Andrade Filho

Pós-Doutorado em Ciências da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe (2014), Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (2013), Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2008) e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (2005). tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos e Aprendizado de Máquina, atuando principalmente nos seguintes temas: Grid Computacionais, Sistemas Distribuídos, Algoritmos genéticos, Aprendizado de Máquina, Seleção de Atributos em Agrupamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Turismo. Professor Efetivo do Instituto Federal de Sergipe, Campus Propriá.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9895352719367213

 

 

Prof. Dr. José Damião de Melo

Possui graduação em Tecnologia em Informática e Gestão da Informação pela Universidade Tiradentes (2008), mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento pela Universidade Federal de Alagoas (2012) e doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (2022). Atualmente é colaborador externo da Universidade Federal da Bahia e professor do Instituto Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional e tecnológica, redes de colaboração, modelagem computacional de conhecimento, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, automação de processos de negócio e tecnologia da informação e comunicação aplicadas ao desenvolvimento social. Líder do grupo de pesquisa em Tecnologia, Educação e Gestão do Conhecimento e coordenador do MODOKLab - Laboratory of MOdelling and Diffusion Of Knowledge. Professor permanente do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional de Gestão de Turismo - PPMTUR/IFS.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8594607513297462

 

Prof. Dr. José Nilton de Melo

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), graduação em Teologia - Seminário teológico Batista Sergipano (Convalidação UNICESUMAR), especialização em Desenvolvimento Econômico Local (UFS), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFS) e doutorado em Ciência da Propriedade Intelectual (UFS). Atualmente é professor de economia do Instituto Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Regional, Finanças e Turismo.

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/9895352719367213

 

Prof. Dr. José Wellington Carvalho Vilar

Doutor em Análisis Geográfico en la Ordenación del Teritorio pela Universidade de Granada, Espanha. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Graduado em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe (1987). Atualmente é especialista em avaliação - Secretaria de Ensino Tecnológico do MEC. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientes litorâneos, saneamento ambiental, ordenamento territorial de ambientes costeiros, ordenamento territorial e condições de vida. Professor Efetivo do Instituto Federal de Sergipe, IFSergipe e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UFS).

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/5445919556990229

 

 

Prof. Dr. Jorgenaldo Calazans dos Santos

Possui graduação em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Sergipe (2009), mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2014) e (2019) respectivamente. Possui Formação Pedagógica pela Faculdade Pio Décimo (2020) e especialização em Docência no Ensino Superior. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPMTU), da Coordenadoria de Hospitalidade e Lazer (COHL), e da Coordenação de Gestão de Lazer (CGT) do Instituto Federal de Sergipe - IFS. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Gestão de Lazer, Guia de Turismo e Turismo de Natura. Pesquisador dos Grupos de Pesquisa Sociedade e Cultura e InovaTur, ambos registrado no CNPQ.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2037519056289508

 

 

Prof. Dr. Lício Valério Lima Vieira

Doutor em Geografia e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduado em Licenciatura em Geografia. Membro do Conselho de Ética e do Corpo Editorial da Editora do IFS. Tem experiência na área de Geografia, atua principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, turismo, meio ambiente, desenvolvimento, cidadania e planejamento urbano. Coordenador do Mestrado em Turismo do IFS. Líder do grupo de pesquisa Turismo, Educação e Cultura. Professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Professor Colaborador do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB).

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/2083645926095500

 

 

Profa. Dra. Wanusa Campos Centurion

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em Engenharia da Produção pela UFBA, bacharela em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Tiradentes (1999). Possui experiência como gestora dos processos da área de Recursos Humanos (Recrutamento, Seleção, Treinamento, Desenvolvimento de Pessoas, Segurança e Saúde Ocupacional, Meio Ambiente, Qualidade de Vida e Consultoria Interna de RH), trabalhando durante 12 anos na empresa GBarbosa, multinacional no ramo de varejo, como gestora de RH. Tem 19 anos de experiência como professora na área de Administração dos cursos de graduação de administração, tecnológicos em gestão de RH e Logística e pós-graduação Latu Senso, bem como 8 anos de experiência como coordenadora de curso de pós-graduação e de graduação dos cursos Tecnológicos em Gestão de Recursos Humanos e Logística da FANESE. Trabalhou como consultora autônoma na área de gestão de pessoas, empreendedorismo, atendimento a cliente e atua como Coach formada pelo Integrated Coaching Institute (ICI). Atualmente atua como professora no Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2950044486809795

 


PROFESSORES COLABORADORES


 

Profa. Dra. Cristiane Alcântara de Jesus Santos

Pós - Doutora em Geografia e Turismo pela Universidade de Coimbra (Portugal). Doutora em Geografía, Planificación Territorial y Gestión Ambiental pela Universitat de Barcelona (Espanha). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Professora Adjunta do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Sergipe. Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Turismo do Instituto Federal de Sergipe (PPMTUR/IFS). Tem experiência nas áreas de Turismo e Geografia atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Planejamento, gestão e organização do turismo; produção e consumo de espaços turísticos; espaços públicos e privados de lazer; elaboração de roteiros turísticos; meio ambiente e desenvolvimento local.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5049628749500175

 

 

Prof. Dr. Denio Santos Azevedo

Doutor e Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe - PPGS/UFS. Graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Turismo Cultural, Planejamento e Gestão de Meios de Hospedagem, Turismo, Identidades e Consumo e Turismo, Imaginários e Hospitalidade. É Coordenador do Projeto de Pesquisa Turismo e Identidades-Consumo: Planejamento, usos e reflexões. (UFS/COPES). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Percepção ética dos gestores do setor turístico considerando as suas decisões gerenciais na cidade de Aracaju/SE. Professor Adjunto do Núcleo de Turismo da Universidade Federal de Sergipe - NTU/UFS. Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Gestão do Turismo do Instituto Federal de Sergipe (PPMTUR/IFS).

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/6557192972315284

 

 

Profa Dra. Letícia Bianca Barros de Moraes

Pós doutoranda em Economia do Turismo pela Universidad Las Palmas de Gran Canária, Espanha (Estágio Pós Doutoral, CAPES). Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Planejamento e Gestão em Turismo e Eventos (UNIRONDON). Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Avaliadora ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC).Consultora master da PersonalTravel. Avaliadora da Revista Expressão Científica e Conselheira da Editora do IFS (EDIFS). Líder do grupo de pesquisa Turismo Acessível (CNPQ). Tem experiência na área de turismo e hospitalidade atuando principalmente nos seguintes temas: Turismo de Sol e Praia (SeasideTourism), Eventos (Events) e Turismo Acessível (Accessible Tourism Professora efetiva do Instituto Federal de Sergipe.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3503134379539465

 

 

Prof. Dr. Jose Roberto de Lima Andrade

Doutor em Ciências da Comunicação. Área de Concentração Turismo e Lazer pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ex presidente da Empresa Sergipana de Turismo, Secretário de Estado de Turismo de Sergipe e da Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão de Sergipe- FAPESE. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nas seguintes áreas: viabilidade socioeconômica de projetos, economia de empresas, projetos turísticos e políticas públicas em turismo. Professor associado da Universidade Federal de Sergipe e Diretor Geral da Escola de Administração Pública e Gestão do Estado de Sergipe. Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Gestão do Turismo do Instituto Federal de Sergipe (PPMTUR/IFS).

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/2514532556386441

Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 1389
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=article&id=8109