Página inicial > Notícias / Eventos > Seminário Políticas Públicas de Acessibilidade

Seminário Políticas Públicas de Acessibilidade

Escrito por LUCIANO LIMA DE FIGUEIREDO | Criado: Segunda, 13 de Novembro de 2023, 13h30 | Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2023, 13h30 | Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2023, 13h35
imagem sem descrição.

No dia 06 de novembro de 2023, o PPMTUR realizou o Seminário Políticas Públicas de Acessibilidade ministrado pela professora Letícia Bianca Barros de Moraes Lima. O seminário teve como objetivo discutir as políticas públicas de acessibilidade no Brasil e refletir sobre os desafios e avanços da legislação e das principais iniciativas do governo federal. Além disso, o seminário abordou boas práticas de acessibilidade no âmbito da educação e do turismo. Letícia Lima é professora titular do Instituto Federal de Brasília (IFB) e colaboradora do Mestrado Profissional em Turismo do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Tem pos doutorado em acessibilidade pela Universidad Las Palmas de Gran Canaria (Espanha) e Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Segundo Letícia Lima, os participantes do Seminário aprenderam sobre os avanços e desafios da legislação de acessibilidade na educação do Brasil, contemplando boas práticas de acessibilidade metodológica. O seminário abordou ainda os principais programas do Ministério da Educação e do Ministério do turismo com foco na acessibilidade. Esse último conteúdo, faz parte da experiência acumulada quando a professora Letícia Lima atuou como consultora de acessibilidade no Ministério da Educação.

Outros temas abordados foram “os símbolos da acessibilidade, doenças raras e boas práticas de acessibilidade em destinos turísticos nacionais e internacionais”, diz.

As políticas públicas de acessibilidade têm como objetivo assegurar às pessoas com deficiência e com necessidades específicas o acesso em igualdade de oportunidades em todos os espaços, ao transporte, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como ao lazer e ao turismo com autonomia e segurança”, afirma Letícia Lima.

Para a professora e coordenadora do PPMTUR/IFS, Ilka Bianchini “ foi uma honra receber a professora Leticia Lima, a docente fundadora do PPMTUR, que já foi do quadro permanente e a agora é professora colaboradora. Atua em Brasília no Instituto Federal de Brasília (IFB) , e atuou como consultora do Ministério de Educação ( MEC) e assessora do Ministério do Turismo (MTUR) . Ministra a disciplina de Acessibilidade em Destinos Turísticos no PPMTUR. O seminário ministrado pela professora Letícia Lima ampliou o conhecimento técnico e científico sobre o tema da acessibilidade para alunos dos mestrados do IFS/SE e comunidade em geral. O debate trouxe diversas abordagens no contexto do turismo acessível e com certeza foi enriquecedor para os ouvintes”, finaliza.

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=429