Página inicial > Notícias > Campus Lagarto celebra o Dia do Folclore com exposições e apresentações culturais
CULTURA POPULAR

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Criado: Quarta, 23 de Agosto de 2023, 10h52 | Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2023, 12h06 | Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2023, 08h59

Evento segue nessa quinta-feira no ginásio de esportes

Por: Anderson Ribeiro

parafuso capaEm alusão ao Dia do folclore, celebrado nesta terça-feira (22), o Campus Lagarto, do Instituto Federal de Sergipe, está com as portas abertas para receber a comunidade para o I Festival do Patrimônio Material e Imaterial do Centro Sul Sergipano, que acontece no ginásio de esportes do Campus. São exposições fotográficas, de artesanato e maquetes de casarões antigos do município; além de apresentações culturais de grupos tradicionais da região e palestras envolvendo o tema.

ruthPara a reitora Ruth Sales Gama de Andrade o evento vem despertar no jovem o fascínio pela cultura local. “Essa é uma oportunidade dos estudantes da região Centro-Sul do estado de conhecer e compreender a sua origem e suas raízes”, disse. Ela ainda acrescentou que atividades como esta voltarão a ser incentivadas na instituição. “Está de parabéns a Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) e a comissão organizadora do Campus Lagarto. Por causa da pandemia da Covid-19 e dos cortes orçamentários do governo houve um freio em ações como esta. Mas agora estamos reconstruindo, refazendo e incentivando essas ações por meio, principalmente, de editais”, enfatizou a reitora.

osmanUm desses editais foi o que permitiu a realização do Festival. “O edital foi lançado no ano passado e teve o propósito de valorizar e fortalecer os arranjos culturais nos territórios onde os campi do IFS estão presentes e está relacionado com a formação integral dos nossos estudantes”, ressaltou o pró-reitor de Pesquisa e Extensão, José Osman dos Santos.

valeria mariana allanA professora Mariana Barreto, da comissão organizadora, disse que o evento surgiu no campus Lagarto como uma ideia de conscientizar a população lagartense e região da importância do que é cultura popular. “O edital veio concretizar esse desejo de mostrar a comunidade a memória arquitetônica, a memória por meio da cultura tradicional e, principalmente, tirar o aluno da sala de aula para pisar no chão dessas manifestações populares da região Centro-Sul sergipano”, enfatizou.

diretorJá o diretor geral do Campus Lagarto, Ricardo Monteiro, ressaltou que a escola tem que ter ligação com a cultura. “Toda escola deve ter essa ponte principalmente com a cultura popular. Então um evento como este é de extrema importância para fortalecer a cultura da região, fortalecer os laços culturais entre as comunidades e é também a escola recebendo a comunidade”, destacou.

exposiçãoA programação segue nessa quinta-feira (24), a partir das 9h, com oficina de “Contação de Histórias”, ministrada pelo professor André Barbosa de Santana, da Secretaria de Cultura do município de Lagarto e com a oficina “O Patrimônio e o Sentimento de Pertencimento ao Centro Sul Sergipano”, ministrada pela professora Joana Santos de Carvalho, da Secretaria de Cultura do município de Riachão do Dantas.

Sobre o Dia do Folclore

gruposO Dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto, data escolhida em virtude do criador do termo original (folklore), William John Thoms, arqueólogo britânico que manifestou oficialmente o cunho da palavra em 22 de agosto de 1846, em uma publicação. Desse modo, o folclore é entendido como um conjunto de práticas e saberes de determinado povo. Esse conjunto tem transmissão geracional e abarca danças, canções, personagens, comidas típicas, narrativas tradicionais, entre outras.

grupo 3No Brasil, comemora-se o Dia do Folclore, assim como em diversos lugares do mundo, e tem-se como personagens famosos do folclore nacional: o saci, o curupira, a mula sem cabeça, a iara, entre outros. Nas festas e danças, temos o frevo, o bumba meu boi, as festas juninas, a catira, entre outras manifestações. Em Sergipe, destacam-se os grupos Parafusos, Taieiras, Zabumba, Cangaceiros, Reisado, São Gonçalo, entre tantos outros. Dois dos principais folcloristas brasileiros foram Mário de Andrade e Câmara Cascudo. A celebração brasileira do Dia do Folclore foi oficializada em 1965 por meio de um decreto federal.

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=200