Página inicial > Notícias > Workshops debatem eficiência de diferentes sistemas de produção energética
ENERGIAS RENOVÁVEIS

Workshops debatem eficiência de diferentes sistemas de produção energética

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 08h20

WAIEE Seleção 2Com palestras, minicursos, oficinas e exposição de projetos, evento ocorreu de 14 a 16 de outubro no Campus Lagarto e teve recorde no número de participantes desde sua criação, em 2015

É interessante como os avanços da ciência, com o tempo, vão colocando em xeque descobertas e pressupostos alcançados por ela mesma. O debate atual sobre energia limpa ilustra bem isso. Por exemplo, se um dia as hidrelétricas já foram modelo de produção energética, recentemente outras matérias-primas vêm ganhando espaço nessa discussão e prometem ser promissoras em um futuro não muito distante. Foi esse o eixo temático do 5º Workshop de Automação Industrial e do 3º Workshop de Engenharia Elétrica do IFS – Campus Lagarto, que aconteceram de 14 a 16 de outubro na instituição.

Um dos organizadores do evento, o professor Diego Coriolano, do curso de Engenharia Elétrica, afirmou que a escolha do tema se deu pela “má fama” que o Brasil tem quando o assunto é eficiência energética. “A habilidade de se realizar a mesma atividade, ou mais, com uma quantidade menor de recursos energéticos: essa é a ideia central de eficiência energética, o que, infelizmente, ainda não é tão levado em conta em nosso país”, frisa o docente ao destacar ainda que essa foi a edição dos workshops com a maior quantidade de participantes desde a criação do evento, em 2015.WAIEE Seleção 4

Além das palestras, momentos como esse proporcionam uma interação maior e diferente entre alunos e professores, sobretudo através dos minicursos, oficinas e mostras de projetos de pesquisa. Essa é a percepção da estudante Halana Lisboa, que está no último período do curso de Automação Industrial e comentou que sempre aprende algo novo ao expor suas pesquisas e ouvir a apresentação dos colegas. “Essa experiência de apresentar trabalhos em eventos do Instituto, principalmente para quem está concluindo, é bem interessante porque nos deixa mais seguros para apresentar em eventos Sergipe afora”, ressalta.

WAIEE Seleção 5A presidente da comissão organizadora, professora Ana Cláudia Oliveira, chamou a atenção para o fato de o evento ter sido pensado para levar aos estudantes conhecimentos fundamentais para a formação profissional, ainda que de maneira indireta, a exemplo da palestra sobre as regras da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). “A busca por diferentes formatos - minicursos, palestras e oficinas - foi uma maneira de expandir as possibilidades de interação e aprendizagem de novos conteúdos”, concluiu a docente, que é também coordenadora do curso de Tecnologia em Automação Industrial.

Foto da capa: César de Oliveira

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=200