Página inicial > Notícias > Relação entre o saber físico e o cotidiano é tema de evento
CIÊNCIA

Relação entre o saber físico e o cotidiano é tema de evento

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2019, 11h54

Jornada de Física Seleção 5Em sua oitava edição, a Jornada de Física levou para a comunidade do Campus Lagarto o debate sobre uma aprendizagem significativa dos fenômenos físicos

É frequente ouvirmos de estudantes do ensino médio perguntas sobre o porquê de se estudar física. Talvez por lidar com cálculos, essa disciplina ganhou “má fama” e está no rol das matérias escolares com certo índice de rejeição pelos alunos. O grande paradoxo dessa situação está no fato de que, na verdade, existem vários motivos para o estudo dessa ciência, os quais podem ser resumidos numa máxima: praticamente tudo à nossa volta pode ser explicado pela física.

Foi justamente essa relação entre o saber físico e o cotidiano que serviu de tema para a VIII Jornada de Física do IFS - Campus Lagarto, que ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro. Evento já consolidado no calendário do campus, nessa edição, a Jornada de Física buscou propor uma programação que alcançasse tanto os alunos do ensino médio quanto os da graduação. Nesse sentido, houve palestras sobre o processo de ensino-aprendizagem das ciências naturais e apresentações lúdicas demonstrando na prática teorias vistas nos livros.Jornada de Física Seleção 7

O estudante Gilvan Ferreira, do sexto período da licenciatura em Física, participou das três últimas edições do evento e, sobre a deste ano, destacou a relevância da aproximação entre a física e o dia a dia das pessoas. “Participar dessa jornada foi uma experiência de grande aprendizado e diversão. É um momento muito importante tanto para o crescimento acadêmico quanto para a quebra do ritmo estudantil, já que o evento geralmente ocorre próximo do final do período letivo”, comentou o discente, que também ministrou um dos minicursos ofertados dentro da jornada.

Jornada de Física Seleção 1O evento contou com palestrantes do próprio Instituto e também conferencistas externos, a exemplo do renomado professor e pesquisador Bernard Charlot, que falou sobre a relação entre aprendizagem significativa e prazer. A docente Michely Araújo, presidente da comissão organizadora do evento, ressaltou que, em conversa com alguns participantes, constatou que eles apreciaram positivamente a jornada – tanto os temas das palestras e minicursos quanto o nível daqueles que ficaram encarregados de conduzir as falas. “O desafio que fica para as edições futuras é a busca por estratégias para melhorar a participação dos alunos e da comunidade no evento, tendo em vista que atividades como essa têm grande relevância científica, cultural e social”, finalizou.

Foto da capa: César de Oliveira

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=200