Página inicial > Notícias > Campus Lagarto lança cartilhas de apoio ao ensino remoto
READAPTAÇÃO PEDAGÓGICA

Campus Lagarto lança cartilhas de apoio ao ensino remoto

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Quinta, 16 de Julho de 2020, 16h01

Publicado pela EDIFS, o material tem como objetivo dar suporte aos professores e alunos durante a fase de readaptação pedagógica

A necessidade de readaptação do modelo de ensino em função da pandemia de Covid-19 é um grande desafio tanto para os estudantes quanto para osEnsino Remoto servidores ligados diretamente à prática pedagógica, como técnicos em assuntos educacionais, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e, particularmente, os professores. Diante dessa realidade, a Direção de Ensino do Campus Lagarto está lançando duas cartilhas que servirão de apoio a seus docentes e alunos durante o ensino remoto emergencial, que está em vias de ser implementado na instituição. Os materiais foram elaborados nos últimos três meses pela equipe multidisciplinar do campus sob a coordenação das gerências de Ensino Superior e de Ensino Básico e Técnico.

A primeira cartilha, que é direcionada aos professores, apresenta estratégias pedagógicas e formas de minimizar os impactos da mudança no modelo de ensino. Além disso, ela lista diversas ferramentas que podem ser utilizadas nos diferentes contextos do processo de ensino-aprendizagem. “Da noite para o dia, a pandemia nos pegou de maneira surpreendente e nos colocou um grande desafio. Não se trata apenas de trocar a sala de aula pela câmera do notebook e continuar dando a mesma aula. O professor precisa transformar sua prática pedagógica e a cartilha serve de suporte para isso”, afirmou o professor Mário Farias, gerente de Ensino Superior e um dos organizadores do material.

Já a segunda cartilha tem como foco a outra face desse processo: o aluno. Dicas práticas de estudos, orientações sobre a saúde psicoemocional e noções de prevenção da Covid-19 são alguns dos tópicos abordados. “Nesse momento conturbado, os estudantes, assim como nós, professores, estão cheios de dúvidas e angústias. A publicação dessa cartilha é, entre outras coisas, um sinal de que estamos juntos desenvolvendo novas formas de ensinar e aprender”, destacou a professora Carla Norma, gerente de Ensino Básico e Técnico, que também esteve à frente das publicações.

Naturalmente, esse material não substitui o acompanhamento atento dos professores e das equipes de apoio. Como é algo novo para todos, o processo de ensino remoto será cuidadosamente guiado por diretrizes que permitam a participação e feedback de todos os atores envolvidos. A propósito, nas próprias cartilhas, constam os contatos de cada servidor da equipe multidisciplinar do Campus Lagarto para eventuais situações em que a atuação deles se faça necessária.

Publicação pela EDIFS

ArteA princípio, as cartilhas seriam apenas disponibilizadas para os públicos a que se destinam - professores e alunos do Campus Lagarto. Contudo, durante a construção, elas foram ganhando corpo e surgiu a possibilidade de publicação pela editora do IFS. “A partir de conversas com gestores da instituição, me veio a ideia de institucionalizar o material através da publicação como ‘livro’, de modo que agora, se os outros campi quiserem, podem utilizá-lo”, esclareceu o professor Mário Farias.

O projeto gráfico e a revisão textual ficaram por conta da equipe de comunicação social do Campus Lagarto. Além da versão digital, que será amplamente divulgada nos canais de comunicação do campus, as cartilhas ganharão uma versão impressa e serão disponibilizadas na biblioteca. Acesse aqui: Cartilha Estudantil e Cartilha Docente.

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=200