Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre o campus
Início do conteúdo da página

Sobre o campus

Escrito por Administrador | Criado: Quarta, 04 de Janeiro de 2017, 16h04 | Publicado: Quarta, 04 de Janeiro de 2017, 16h04 | Última atualização em Terça, 29 de Janeiro de 2019, 09h15
O Campus Glória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe é fruto da segunda fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, promovido desde 2005 pelo Governo Federal através do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). Nesse processo de expansão, em 2008 foram autorizados a construção de 150 novos campi pelo país, dentre os quais 03 no Estado de Sergipe nos municípios de Nossa Senhora da Glória, Itabaiana e Estância, com vistas a interiorização da oferta pública de educação profissional e de ensino superior.
 
A criação de um campus do IFS em Nossa Senhora da Glória busca promover o desenvolvimento sustentável do território do alto sertão sergipano por meio da oferta de cursos e programas que possibilitem a qualificação técnica e inclusão social da população e, concomitantemente, através da realização de pesquisas e de inovações tecnológicas que possibilitem a supressão das principais demandas socioeconômicas regionais. Os cursos ofertados visam colaborar com os principais Arranjos Produtivos Locais – Agricultura e Comércio –, que foram definidos em audiências públicas nas quais foram observados os desafios e as oportunidades característicos da região.
 
Mesmo com as obras de construção do campus  (localizado no povoado Piabas) ainda não concluídas, em 2011 foram firmados convênios com a Prefeitura Municipal e com o Governo do Estado, por meio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (EMDAGRO), que permitiram o início das atividades, provisoriamente, no Parque de Exposições João de Oliveira Dantas. Em 2011 e 2012, entraram em funcionamento os primeiros cursos regulares do Campus – Subsequente de Técnico em Alimentos e Técnico em Agroecologia e Superior de Tecnologia em Laticínios –, além de mais três programas complementares do Governo Federal que objetivam a ampliação do acesso ao ensino profissional, científico e tecnológico. Em 2015, o Campus Glória inseriu mais uma opção de curso regular: Técnico em Agropecuária – o primeiro na modalidade Integrada ao ensino médio.
 
Para mais informações sobre os cursos do Campus Glória, consulte o Menu Cursos deste site.
 


Instalações provisórias: Enquanto não são inauguradas as instalações do Campus Glória, as atividades estão sendo desenvolvidas, provisoriamente, no Parque de Exposições João de Oliveira Dantas, espaço cedido pelo Governo do Estado de Sergipe, através da Empresa de Desenvolvimento Agrário (EMDAGRO). Este espaço é composto por salas de aula, salas de administração, laboratório de informática, laboratório de físico-química, cantina, banheiros e área de campo.
sobre-o-campus-foto-01    sobre-o-campus-foto-02    sobre-o-campus-foto-03
 
 Espaços para práticas: Parte das atividades de prática no campo é desenvolvida na área de campo do Parque de Exposições destinada à plantação.
 
sobre-o-campus-foto-05    sobre-o-campus-foto-06    sobre-o-campus-foto-07   
 
Visitas técnicas: As atividades de laboratório e de campo que não dispõem de estrutura no Parque de Exposições são realizadas em visitas técnicas a propriedades rurais, instituições e empresas parceiras da região. Também são realizadas aulas práticas em outros campi do Instituto Federal de Sergipe e mesmo em outros Institutos Federais. O Campus Glória conta com uma van e um micro-ônibus para atender a essas atividades.
 
sobre-o-campus-foto-08    sobre-o-campus-foto-09    sobre-o-campus-foto-10   
 
Obra do Campus Glória: A sede do Campus Glória está em período de construção, localizada no Povoado Piabas (Rodovia Juscelino Kubitschek, s/n) em uma área de 31.150 metros quadrados, com 6.352 metros quadrados em área construída que contará com 12 salas de aula, cantina, área administrativa, espaço de vivência, auditório, biblioteca com 600 metros quadrados, 05 laboratórios e uma mini indústria.
 
sobre-o-campus-foto-11    sobre-o-campus-foto-12    sobre-o-campus-foto-13   
 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 710
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=article&id=4382