Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre o campus
Início do conteúdo da página

Sobre o campus

Escrito por Administrador | Publicado: Quarta, 04 de Janeiro de 2017, 16h04 | Última atualização em Quarta, 25 de Janeiro de 2017, 10h33

A instalação de um campus do Instituto Federal de Sergipe em Itabaiana veio atender às necessidades de um município em crescimento. Itabaiana é a quarta maior cidade do estado, com cerca de 90 mil habitantes, e fica a apenas 54 quilômetros da capital. Possui uma grande concentração de atividades comerciais em áreas como alimentação, tecido e materiais de construção, tanto no atacado quanto no varejo, e de indústrias de pequeno porte.

Para seguir a vocação comercial do município, o campus Itabaiana do IFS oferece cursos que possuem bom aproveitamento e empregabilidade, de modo a fornecer mão-de-obra qualificada para as empresas da região e ajudar a impulsionar a economia local. O início das atividades do IFS em Itabaiana começou em 2011 em um espaço cedido pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Nessa época, foi ofertado à comunidade o curso Subsequente e o curso Técnico de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio em Manutenção e Suporte em Informática. Após a transferência para outra sede, ainda provisória, passou a oferecer, nas mesmas modalidades, também o curso de Agronegócio. Ao identificar a demanda do município por profissionais do setor, o campus Itabaiana deu um passo importante: implantou o seu primeiro curso de nível superior, o de Tecnologia em Logística.

Dentro do campus Itabaiana, o IFS executa, também, o programa Mulheres Mil, que tem como objetivo promover a formação profissional e tecnológica de mulheres desfavorecidas do Norte e do Nordeste, e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que visa ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. No campus Itabaiana, também é ofertado cursos pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja Fic) e na modalidade de Ensino a Distância.

Durante os 5 anos de funcionamento, o IFS realizou em Itabaiana importantes atividades acadêmicas, como o Simpósio Sergipano de Logística (Sislog) e as Jornadas de Agronegócio e Informática – eventos que aproximaram a comunidade da instituição e trouxeram nomes reconhecidos no cenário nacional para discutir questões de pertinência para as necessidades do município e da região.

Atualmente, está em fase de construção um novo campus para o IFS em Itabaiana. As novas instalações serão dotadas de salas de aula, biblioteca, miniauditórios, laboratórios, auditório e salas para professores e técnicos-administrativos. O funcionamento do IFS em sua sede definitiva está previsto para 2017.

Campus site Campus site4 Campus site2

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página