Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias DIAE > Ação da DIAE sobre Saúde Bucal e Nutricional chega ao Campus Socorro
Início do conteúdo da página

Ação da DIAE sobre Saúde Bucal e Nutricional chega ao Campus Socorro

Publicado: Terça, 29 de Abril de 2025, 10h01 | Última atualização em Quinta, 29 de Mai de 2025, 11h00

Caravana percorrerá os dez campi do IFS até o meio de Maio

AryanaDando continuidade ao cronograma da ações sobre higiene bucal e saúde nutricional, a DIAE visitou, nesta sexta-feira, 25, o campus do IFS em Nossa Senhora do Socorro. Após palestras voltadas à saúde bucal, à nutrição e à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), foram distribuídos cerca de 300 kits de higiene bucal para estudantes do campus. Essa atividade tem conexão direta com um projeto da servidora Aryana Cardona, odontóloga do campus Lagarto.

Antes da pandemia, Aryana tocou uma ação de atendimento odontológico à comunidade daquele campus, em consultório, além de direcionamento sobre a saúde dos dentes e, também, distribuição de itens para uma adequada assepsia bucal. "Com certeza (o projeto) me aproximou do público atendido: muitas conversas, dúvidas, encaminhamento de tratamentos. A partir desses diálogos, pude traçar que a maior necessidade era de orientação, o que me fez direcionar o plano de educação em saúde", conta.

A caravana de visitas é uma iniciativa da Pró-reitoria de Ensino (Proen), por meio da DIAE, em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex), com autoria do nutricionista Levi Oliveira, da odontóloga Aryana Cardona e da enfermeira Kelli Christina Santos.

Segundo a diretora da DIAE, Luciana Bitencourt, o setor tem atuado com ações que promovem o bem-estar dos alunos nos campi, seja diretamente, através desses eventos presenciais, ou indiretamente, com o apoio de profissionais especializados que, em momentos organizados junto às unidades, acolhem os estudantes, escutam suas demandas e oferecem orientações importantes.


"Ações como essa reforçam o compromisso da instituição com o cuidado à saúde do estudante de forma integrada e próxima. É um trabalho corpo a corpo, que busca incentivar o protagonismo do discente no cuidado com sua própria saúde", reflete Luciana.

Equipe

Fim do conteúdo da página