Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2024 - PDP/2024
ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DO PDP/2024
ETAPA 0: Comunicação e orientação do processo
❖ Quem é o responsável por esta etapa?
- Unidade de Gestão de Pessoas do órgão/entidade.
- Chefias junto a sua(s) equipe(s).
❖ No que esta etapa consiste?
- Disponibilizar insumos (materiais) para que os servidores, em conjunto com suas equipes, consigam ter maior clareza no momento do levantamento de necessidades de desenvolvimento.
- Orientar chefias e servidores sobre quais sãos os papeis e funções de cada ator no processo.
ETAPA 1: IDENTIFICAÇÃO DE NECESSIDADES
❖ Quem é o responsável por esta etapa?
- Servidor reunido em sua(s) equipe(s) de trabalho;
- Servidor representante da(s) sua(s) equipe(s) de trabalho.
❖ No que esta etapa consiste?
- Reunir e discutir coletivamente sobre as necessidades da(s) equipe(s) e dos membros da(s) equipe(s) de trabalho.
- Registrar no Portal SIPEC essas necessidades identificadas.
ETAPA 2: VALIDAÇÃO DE NECESSIDADES
❖ Quem é o responsável por esta etapa?
- Chefia que lidera, direta ou indiretamente, a equipe de trabalho que identificou necessidades
❖ No que esta etapa consiste?
- Ponderar sobre as necessidades identificadas pela equipe, classificando a frequência com que elas ocorrem e o nível de resultado que elas podem produzir se forem atendidas.
- Ponderar sobre a validade/pertinência destas necessidades e indicar se devem seguir para análise da Unidade de Gestão de Pessoas.
ETAPA 3: ANÁLISE E PRIORIZAÇÃO DE NECESSIDADES
❖ Quem é o responsável por esta etapa?
- Unidade de gestão de pessoas
❖ No que esta etapa consiste?
- Consolidar necessidades validadas que tenham escopo aproximado;
- Priorizar quais necessidades entrarão no PDP do órgão/da entidade.
ETAPA 4: DETALHAMENTO DE SOLUÇÕES
❖ Quem é o responsável por esta etapa?
- Unidade de gestão de pessoas
❖ No que esta etapa consiste?
- Detalhar eventuais soluções já reconhecidas para as necessidades priorizadas, com dados que facilitem, dentre outros, a análise pelo Órgão Central do SIPEC e Enap acerca de disponibilidade e oferta de ações
ETAPA 5: APROVAÇÃO E ENVIO DO PDP
❖ Quem é o responsável por esta etapa?
- Autoridade máxima do órgão/da entidade
❖ No que esta etapa consiste?
- A autoridade máxima do órgão/entidade, ou a autoridade delegada até dois níveis hierárquicos imediatos, com competência sobre a área de gestão de pessoas (conforme §1º do Art. 5º do Decreto nº 9.991/2019), recebe a proposta de PDP da Unidade de Gestão de Pessoas, aprova ou não e; caso aprovado, tramita o PDP para o Órgão Central do SIPEC até o dia 30 de setembro de cada ano.
FLUXO GERAL DA ELABORAÇÃO DO PDP/2024
CADASTRANDO E ACESSANDO O PORTAL SIPEC POR PERFIS
Para acessar ao PDP do órgão ou entidade é necessário que o servidor se cadastre no Portal SIPEC e, em seguida, que o Representante da Unidade de Gestão de Pessoas vincule ao perfil correspondente ao papel que este servidor cumprirá na elaboração do PDP do órgão ou entidade.
Há diferentes papéis (perfis) e níveis de acesso ao Portal SIPEC:
- Usuário PDP (Representante de equipe)
- Chefia
- Representante Operacional (UGP) e Representante Gerencial (UGP)
- Aprovador PDP (Autoridade Máxima ou Autoridade Delegada)
❖ Cadastro
Para efetuar o cadastro no sistema do Portal SIPEC o servidor deverá seguir o passo a passo constante no item "4.1 - Cadastro de Servidores Civis Federais, exceto Bacen e servidores militares" folhas 36-38 do Guia. Após acesse: https://portalsipec.servidor.gov.br/
❖ Acesso
Para acessar o Portal SIPEC e elaborar o Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP, os usuários já cadastrados devem acessar o Sistema no seguinte link: https://portalsipec.servidor.gov.br/ e seguir o passo a passo constante no item "4.4 Acesso ao Sistema - Todos os perfis" do Guia.
Perfil Usuário PDP - Servidor representante de equipe
- Para iniciar a inclusão de uma nova necessidade de desenvolvimento, o Usuário PDP deve seguir o passo a passo constante no Guia (Folhas 51-53).
Perfil Chefia Imediata
- Para validar as necessidades de desenvolvimento da equipe a chefia deve seguir o passo a passo constante no Guia (Folhas 53-56).
Definição dos Perfis
- Em regra deve possuir o perfil de Chefia o servidor que possui CD ou FG (Coordenador, Gerente, Diretor, Pró-Reitor, entre outros).
- Se a unidade possui dois ou mais servidores o Coordenador pode ter o perfil de Chefia e algum outro servidor escolhido pela equipe terá o perfil de Usuário do PDP.
- Se a unidade possui apenas o Coordenador, ele deverá ter o perfil de Usuário do PDP e o superior hierárquico o perfil de Chefia.
- O cadastro das necessidades de desenvolvimento também pode ser realizado a nível de Gerência ou Departamento. Nesse caso, apenas o Gerente ou Chefe do Departamento terá o perfil de Chefia e (a)os Coordenadores(a) das unidades vinculadas poderão ter o perfil o de Usuários do PDP, o qual ficaria responsável pelo cadastro das necessidades da sua equipe ou poderá ser escolhido apenas um servidor representante, o qual cadastrará as necessidades de desenvolvimento de toda a Gerência ou Departamento, podendo ser até 5 necessidades por unidade vinculada.
- O cadastro das necessidades de desenvolvimento também pode ser realizado a nível de Diretoria Sistêmica ou Pró-Reitoria. Nesse caso, apenas o Diretor ou Pró-Reitor terá o perfil de Chefia e (a)os Coordenadores(a) das unidades vinculadas poderão ter o perfil o de Usuários do PDP, o qual ficaria responsável pelo cadastro das necessidades da sua equipe, ou poderá ser escolhido apenas um servidor representante, o qual cadastrará as necessidades de desenvolvimento de toda a Diretoria ou Pró-Reitoria, podendo ser até 5 necessidades por unidade vinculada.
- Caso a unidade de exercício do servidor não esteja na planilha encaminhada aos Campi/Pró-Reitoria as necessidades de desenvolvimento dessa unidade deverá ser cadastrada pela unidade hierarquicamente superior. Exemplo: se Coordenadoria de Biblioteca de algum Campus não estiver na planilha, as necessidades de desenvolvimento dessa unidade deverão ser cadastradas pelo representante da Gerência de Ensino, as quais serão validadas pelo(a) Gerente de Ensino.
CRONOGRAMA PARA A ELABORAÇÃO DO PDP 2024
ETAPA |
PERÍODO |
Live de apresentação das características gerais do PDP 2024 - Link da gravação da reunião: Apresentação do Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2024 - PDP_2024-20230725_090514-Gravação de Reunião.mp4 |
25/07/2023 |
Prazo para solicitação de alteração dos nomes dos servidores cadastradores e das chefias imediatas |
26/07 a 02/08/2023 04/08/2023 |
Reunião com os servidores cadastradores (Usuários do PDP) - Link da gravação da reunião: Reunião com os servidores cadastradores (Usuários do PDP) |
07/08/2023, às 9 horas |
Reunião com as Chefias Imediatas : Reunião com as Chefias Imediatas - Cronograma do PDP_2024 |
09/08/2023 22/08/2023 |
Prazo para inserção das necessidades de desenvolvimento no Portal SIPEC, pelos servidores cadastradores |
10 a 30/08/2023 |
Prazo para homologação das necessidades de desenvolvimento pelas Chefias Imediatas |
31/08/2023 a 08/09/2023 |
Prazo para a PROGEP consolidar as necessidades cadastradas no Portal SIPEC |
11 a 28/09/2023 |
Envio do PDP 2024 ao Órgão Central do SIPEC pelo Gabinete da Reitoria |
29/09/2023 |
INFORMAÇÕES GERAIS
- Para a concessão de Afastamento para Participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Treinamento Regularmente Instituído, Afastamento para Estudo no Exterior, Licença para Capacitação e entre outros a ação de desenvolvimento deverá estar cadastrada no Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP vigente do IFS.
OUTRAS INFORMAÇÕES, DOCUMENTOS E ASSUNTOS RELACIONADOS
- Guia Completo para a Elaboração do PDP/2024;
- Planilha para Levantamento das Necessidade de Desenvolvimento - LND/2024;
- Link para redefinição da senha de acesso ao SIGAC;
- Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
- Dúvidas e informações relacionadas: Encaminhar e-mail para a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas – CDP (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou ligue para (79) 3711-1425.
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