Projeto Vida Nova
Após uma vida inteira dedicada ao serviço público, o trabalhador, muitas vezes, aguarda o momento da sua aposentadoria, para usufruir de uma vida mais tranquila, sem tantas responsabilidades e compromissos. O que ele almeja em final de carreira é a garantia de uma vida nova, que traga estabilidade familiar, emocional e financeira. Essa passagem nem sempre é fácil e se mostra do jeito sonhado.
Surgem muitas dúvidas, medos e receios: eu tinha uma vida tão agitada, e agora? O que vou fazer daqui pra frente? Valeu a pena tanto esforço e dedicação? Sentirão falta de mim? Fui útil? Qual o meu legado? Como posso continuar tendo uma vida ativa? De que forma posso ainda contribuir com a sociedade? São alguns dos muitos questionamentos que surgem em alguns.
As instituições públicas têm papel preponderante nessa empreitada. Para ser digna, ela precisa contribuir significativamente com os seus servidores desde o acolhimento no momento de ingresso ao serviço público até o acompanhamento durante todo o percurso laboral do trabalhador até a hora do adeus: a aposentadoria. Para que esse adeus seja trocado por um “até breve”.
Cabe a ela, no nosso caso, ao Instituto Federal de Sergipe, assumir uma postura dialógica servidores durante sua trajetória profissional. Reunir subsídios para que tais servidores se sintam mais seguros, firmes, amparados e assistidos é humano. Eles precisam se sentir acompanhado de modo a evitar ou, pelo menos, diminuir a falta de trato para lidar com as tensões e o entendimento equivocado para a vida nova que se inicia, com os novos rumos que virão, agora mais distantes da instituição com a qual conviveu durante parte relevante da sua história de vida.
Acolher o servidor em fase de aposentadoria é uma necessidade. Nesse sentido, surge o Projeto Vida Nova, que traz ações simples, com um toque de cuidado e zelo, para que os nossos servidores consigam perceber que a nossa instituição reconhece a sua importância e a relevância dos seus serviços prestados para a transformação da sociedade, da nossa comunidade. Além de mostrar algumas possibilidades para a vida nova vindoura, e novas formas de continuar contribuindo com a razão de ser do nosso instituto.
O PROJETO VIDA NOVA tem por objetivo geral acolher os servidores aposentados e em fase de aposentadoria do IFS. Especificamente, busca-se:
a) Orientar os servidores com vistas a aposentadoria;
b) Diminuir as dúvidas, os medos e os receios dos servidores que começarão a viver uma nova fase das suas vidas com a aposentadoria;
c) Dialogar com os servidores durante essa transição para a nova fase de aposentadoria;
d) Contribuir para que os servidores com vistas à aposentadoria se sintam mais seguros, firmes, amparados e assistidos;
e) Apresentar algumas possibilidades para a vida nova vindoura, e novas formas de continuar contribuindo com a razão de ser do nosso instituto;
f) Organizar eventos que visam inserir os servidores aposentados na vida produtiva do IFS;
g) Possibilitar uma troca constante de experiência entre os servidores aposentados e ativos;
h) Reconhecer publicamente os relevantes serviços prestados pelos servidores durante a sua vida funcional no instituto.
Conheça os Nossos Servidores Aposentados |
Redes Sociais